EM RESPOSTA A ALGUMAS ¨ASSESSORAS¨subescrevo o termo correto!
A palavra ética é de origem grega, ethos, e significa costume; a ética deve ser entendida como um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas.
Em sentido restrito, a ética é utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta do indivíduo, no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas. É o que se chama de ética profissional, existente em praticamente todas as profissões e resultado dos usos e costumes que prevalecem na sociedade. Dessa forma, surgiram os Códigos de Ética; eles oferecem orientações, estabelecem diretrizes para um nível digno de conduta profissional. A ética profissional é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma profissão.
Entende-se por princípios éticos as idéias básicas que devem nortear o comportamento das pessoas na sociedade.
Todos os Códigos de Ética Profissional trazem em seu texto a maioria dos seguintes princípios:
» honestidade no trabalho;
» lealdade para com a empresa;
» execução do trabalho no mais alto nível de rendimento;
» respeito à dignidade da pessoa humana;
» segredo profissional;
» discrição no exercício da profissão;
» prestação de contas ao chefe hierárquico;
» observação das normas administrativas da empresa;
» tratamento cortês e respeitoso a superiores, colegas e subordinados hierárquicos;
» apoio a esforços para aperfeiçoamento da profissão.
Consideram-se faltas contra a dignidade do trabalho:
» utilizar informações e influências obtidas na posição para conseguir vantagens pessoais;
» fazer declaração que constitua perigo de divulgação;
» oferecer serviços ou prestá-los a preço menor para impedir que se encarregue dele outra pessoa;
» negar-se a prestar colaboração nas distintas dependências da entidade para quem trabalhe;
» prestar serviço de forma deficiente, demorar injustamente sua execução ou abandonar sem motivo algum o trabalho que foi solicitado;
» delegar a outras pessoas a execução de trabalhos que em forma estritamente confidencial lhe tenha sido solicitada;
» fomentar a discórdia:
» usar tráfico de influências como meio para lograr ou favorecer a benevolência dos chefes;
» rechaçar a colaboração na execução de determinado trabalho, quando se fizer necessário;
» não prestar ajuda aos companheiros;
» ter conduta egoísta na tranmissão de experiências e conhecimentos;
» fazer publicações indecorosas e inexatas.
AGORA LHE PERGUNTO:
QUEM NÃO POSSUI ETICA PROFISSIONAL?
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