Da antiga Roma e Grécia antiga para o Oriente Médio, reuni todas as tradições e crendices que envolvem a utilização das flores no casamento, como símbolo de sorte e muita felicidade para o casal. Na Tailândia, as mães da noiva e do noivo caminham até o altar para colocar guirlandas de flires em torno dos ombros do casal, com a finalidade de desejar-lhes boa sorte na sua vida em comunhão. Já os noivos suecos e dinamarqueses costuram pequenos sachês de ervas com cheiro forte, como cebolinha, alho, alecrim e em suas roupas de boa sorte.
O irmão do noivo indiano polvilha pétalas de flores sobre o casal no final da cerimônia para os proteger os noivos de espíritos do mal, da inveja e mau olhado de outras pessoas. As noivas romanas costumavam preparar molhos de ervas para simbolizar a fidelidade e fertilidade, e também para afugentar os maus espíritos. Os vitorianos, que ficaram fascinados com os significados de flores diferentes, popularizaram o casamento com flores cor de rosa, que representa o verdadeiro amor. Também em tempos vitorianos, a noiva originalmente lançava seu buquê para uma amiga (para afastar os maus espíritos, é claro) e para oferecer-lhe sorte, o que veio a significar que a única mulher que pegou o buquê se casaria logo em seguida.
Em um casamento ortodoxo grego, coroas de flores de laranjeira eram tradicionalmente feitas para a noiva e o noivo. As flores simbolizam a virgindade e a pureza, porque elas são brancas e frágeis, além de exalarem um aroma doce e delicado. Na Inglaterra, as noivas colhiam nos jardins flores chamadas malmequeres e as mergulhavam em água de rosas e depois as comiam, uma vez que as flores levavam a fama de serem afrodisíacas.
Segundo a tradição italiana, toda a parte dianteira do carro que levará os noivos para a lua-de-mel é decorada com flores em sinal de votos de muita felicidade e sorte para os recém-casados. No Oriente Médio, a artemísia, uma erva amarga, é incorporada em buquês de noiva para assegurar que os casamentos vão sobreviver a amargura, bem como a doçura.
FLORES E SEUS SIGNIFICADOS
Rosas
Símbolo da virtude e do pecado. Arranjos de rosas representam o amor e suas nuances. Para cada cor destas flores, existe um significado. São eles:
Rosa Vermelha: amor intenso, paixão.
Rosa Amarela: amizade e felicidade
Rosa Branca: pureza e paz
Rosa Cor de Rosa: carinho, gratidão, doçura e charme.
Rosa Champanhe: respeito e admiração
Gérbera
Estas flores significam a inocência das crianças. Excelentes para decorações, elas representam também a sensibilidade, a sensualidade, o charme e a essência, o amor e a nobreza, a virtude a dedicação e a quietude, a alegria e a simplicidade, e a pureza. São flores perfeitas para arranjos ou cestas para entrega em eventos jovens e dinâmicos.
Orquídea
O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em orquídeas. Somado ao Equador e à Colômbia, registra cerca de 2.300 variedades. Este tipo de flor Possui diversos significados: beleza feminina, amor, desejo, pureza espiritual, perfeição, sabedoria e luxúria, podendo transmitir com muita força e presença diversos sentimentos. O mais refinado dos presentes!
Simbologia das Flores
Alstroeméria: encanto
Gladíolo Renascimento
Amarílis: Orgulho
Gypsofila: Parabéns
Antúrio: Sedução
Helicônia: Fertilidade
Áster: Prosperidade
Hera: Fidelidade
Azaléia: Sorte
Íris: Proteção divina
Angélica: Proteção angelical
Ixora: Agradecimento
Begônia: Felicidade
Jasmin: Elegância
Boca-de-leão: Elevação espiritual
Kalanchoe: Fortuna
Bonsai: Reflexão
Lírio: Pureza
Bromélia: Inspiração
Lírio da paz: Paz
Cacto: Perseverança e vida
Lisianto: Sofisticação
Camélia: Beleza
Margarida: Inocência
Celósia: Fertilidade
Orquídea: Sedução
Ciclâmen: Felicidade
Peperômia: Dinheiro
Copo de leite: Reconciliação
Prímula: Juventude
Cravo: Afrodisíaco e dinheiro
Rainúnculo: Mistério
Crisântemo: Harmonia
Romã: Fertilidade Dália: Crescimento
Rosa vermelha: Paixão
Estrelícia: Admiração
Rosa cor-de-rosa: Amor
Ficus: Grandes decisões
Rosa amarela: Admiração
Flor-do-campo: Juventude
Rosa branca: Amizade e religião
Gérbera: Vida e energia
Samambaia: Proteção
Girassol: Sorte e companhia
Tulipa: Declaração de amor
gostei!!
ResponderExcluir