Contato

Contato

quinta-feira, abril 14

Gastronomia...a alma da festa!

O prazer proporcionado pela comida é um dos factores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. Cultura muito antiga, a gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas. A alimentação passou por várias etapas ao longo do desenvolvimento humano, evoluindo do nômade caçador ao homem sedentário, quando este descobriu a importância da agricultura e da domesticação dos animais.


A fixação à terra trouxe uma maior abundância de comida, o que provocou um aumento demográfico que por sua vez levou a um esgotamento dos recursos e à consequente migração para novos locais a explorar. Houve apenas duas importantes excepções na história antiga: o Egipto e a Mesopotâmia, devido à fertilidade trazida pelas águas dos rios Nilo, Tigre e Eufrates que se mantiveram constantes ao longo dos anos.




A arte do prazer da comida motivou génios como Leonardo da Vinci, inventor de vários acessórios de cozinha, como o célebre "Leonardo" para esmagar alho, regras de etiqueta à mesa, para além de novas receitas. Percursor da nouvelle cuisine, Da Vinci fundou com outro sócio o restaurante "A Marca das Três Rãs" em Florença. A gastronomia despertou curiosas sensibilidades em músicos como Rossini e em escritores portugueses e estrangeiros. Camilo Castelo Branco era avesso a descrições mas não resistiu a descrever um saboroso caldo verde, enquanto que Eça de Queirós tem inúmeras menções a restaurantes nas suas obras. O culto dos prazeres da mesa chegou ao ponto de fazer com que os aficionados se juntassem em associações gastronómicas como a belga "Ordre des Agathopédes" em 1585, a francesa "Confrérie de la Jubilation" ou o português "Clube dos Makavenkos" em 1884, para além de exemplos mais recentes como o Slow Food, que em reacção ao Fast Food tem como símbolo um caracol.

São tantos os detalhes para se organizar uma comemoração e em especial um CASAMENTO que alguns casais esquecem do mais importante a GASTRONOMIA(comida!).

Minha dica de hoje é:

Você poderá abrir mão de muitos detalhes que compõem este dia especial,mas não abra mão de receber pessoas queridas com um cardápio memorável,daqueles cardápios para entrar para a historia!...Porque é pelo estômago que se apaixona!....não é assim o dito popular?





A alma da festa,o item que mais circula,o mais presente,o que deixará seus convidados em pé..rsrsrs...
essa é boa!....mas voltando....sem duvidas posso afirmar que este item,dentre todos,é o que você deverá dar mais atenção!.

Sirva com qualidade e quantidade!

Um erro em qualquer detalhe é esquecido ou até não notado....um erro neste item É IMPERDOÁVEL!.

beijos a todos!
Fla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar aqui seu comentario!